40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture

40 Unidades Habitacionais  / LAN Architecture - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: LAN Architecture; LAN Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julien Lanoo
  • Arquitetos: LAN
  • Estrutura: Bollinger-Grohmann
  • Consultoria De Meio Ambiental: Agence Franck Boutté
  • Fluídos: LBE
  • Orçamento (Estimativa) : JP Tohier & Associés
  • Orçamento: 5.9 mi (Euros)
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lote 4.2 faz parte da nova área de desenvolvimento misto em Clichy-Batignolles (Paris), localizado na borda do boulevard Pereire, no ponto de encontro de dois períodos distintos da história do desenvolvimento urbano de Paris. O edifício tem um papel fundamental na ligação entre esses dois mundos arquitetônicos.

© Julien Lanoo

O projeto presta uma homenagem a Paris e à arquitetura do século XIX de Haussmann. Ele busca preservar a "inteligência intrínseca desta forma", o que permitiu que os edifícios construídos durante o período Haussmann sobrevivessem a muitas mudanças e crescessem com a cidade, proporcionando múltiplos usos, e muitas vezes muito diferentes, no mesmo edifício.

© Julien Lanoo

O edifício Haussmann foi concebido originalmente como um local de residência para a burguesia, mas revelou-se uma arquitetura aberta extraordinariamente capaz de incorporar outros usos além de habitação, como escritórios, lojas, escolas, etc.

Perspectiva

Existem características comuns em todas essas arquiteturas, que se baseiam nesta flexibilidade: uma estrutura clara, um piso térreo que é acessível a partir da rua e que pode se estender ao mezanino, uma riqueza e variedade de aberturas de portas e janelas para permitir todos os tipos de plantas, alturas variáveis dos pavimentos, espessura adequada e um elevado grau de compacidade.

© Julien Lanoo

Consideramos estes valores como a grande herança do edifício em Paris, buscamos traduzi-los em uma arquitetura que faz parte da lógica atual da cidade, mas que também oferece soluções para os desafios atuais e futuros.

© Julien Lanoo

O desenho da fachada para o Lote 4.2 utiliza um padrão estrutural semelhante aos edifícios de escritórios (1,35 metros). Alterna um módulo completo com dois vazios, que correspondem às aberturas das janelas. Juntamente com o núcleo da circulação, ela garante a estrutura do edifício. A altura entre os pavimentos é de 3,2 metros, um meio termo entre a altura padrão de habitações (2,8 metros) e a altura para escritórios (3,5 metros). O piso térreo comercial inclui parte do primeiro pavimento e seu tratamento ligeiramente diferente indica seu caráter urbano.

© Julien Lanoo

A ornamentação utiliza vários elementos do estilo Haussmann, especialmente as macas horizontais que marcam o piano nobile, bem como a proporção dos cheios e vazios.

© Julien Lanoo

O volume é uma extrusão perfeita da parcela triangular que explora plenamente as possibilidades espaciais do terreno. Através da sua flexibilidade, o projeto introduz a noção de que por esvaziar uma arquitetura de seu programa, o edifício gera um potencial que vai acompanhar as evoluções do desenvolvimento urbano e responde mais rapidamente às mudanças do seu uso. O edifício da Rue de Saussure procura antecipar as necessidades e mudanças, propondo uma reversibilidade completa entre uma área residencial e um edifício de escritórios.

Corte em Perspectiva

Ao mesmo tempo, esta sensação de abertura dá a cada residência uma qualidade muito particular. Os apartamentos possuem muitas janelas e são muito bem iluminados e espaçosos. Eles são todos dispostos em torno dum pátio coberto, uma extensão do espaço interior para o exterior. Este tipo de pátio também tem uma função térmica, introduzindo uma nova orientação no edifício que ajuda a ventilar as habitações durante os meses de verão.

Acima e além do clássico, da relação padrão, as fachadas de vidro melhoram significativamente a qualidade dos usos do edifício, que se beneficia de muita luz natural e belas vistas.

© Julien Lanoo

O tamanho e a regularidade das portas e janelas, que são idênticos nas três fachadas, criam uma imagem geral do edifício sem denotar especificamente o seu uso. Uma série de distinções arquitetônicas nas fachadas compensa os diferentes níveis de conforto térmico exigidos nos lados norte e sul. As variações jogam com o tamanho das aberturas - portas grandes que abrem totalmente para o sul contra janelas de meia altura para o norte - na posição das janelas em relação às fachadas.

© Julien Lanoo

Os materiais favorecem uma certa sobriedade e são em número limitado: concreto polido matizado preto para os painéis pré-fabricados das fachadas, alumínio brilhoso preto para os quadros de aberturas escondidas, vidro para as janelas, malhas de aço inoxidável, etc.

© Julien Lanoo

"Estou convicto de que a quantidade de espaço de luxo não mudou. Ele conecta-se a um dos meus antigos desejos, uma inversão de ordens: construir habitações que se assemelham a escritórios, porque os melhores espaços são os que oferecem o maior espaço livre; e reciprocamente, construir escritórios que lembram apartamentos, de modo que eles oferecem calor e uma possível escala de identificação. Em Paris, a transformação de apartamentos em escritórios e de escritórios em apartamentos é uma oportunidade para vir a enfrentar este tipo de compensação fértil e de "resistência". Sempre que você tem algo que está servindo a outro propósito que não aquele para que foi projetado, há uma chance de ficar longe das normas e ou de ser repetitivo. Um dos caminhos mais promissores da modernidade é a mutação."

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3 Rue Marie Georges Picquart, 75017 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "40 Unidades Habitacionais / LAN Architecture" [40 Housing Units / LAN Architecture] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781460/40-housing-units-lan-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.